terça-feira, 4 de outubro de 2016

Canção em homenagem à Anita Prestes

Homenagem antecipada ao aniversário de 80 anos da filha de Olga Benario Prestes e Luiz Carlos Prestes, a ser celebrado no próximo 27 de novembro.

Canção de autoria de Marisol Ferreira, que não é musicista profissional, mas psicoterapeuta e trabalha em Brisbane, na Austrália.

De Marisol para Anita, via e-mail: "Desde muito novinha tenho sido admiradora de sua história, da história de seus pais. Um dia, vendo no youtube uma entrevista em que você menciona que em uma carta seu pai lhe diz “Felicidade consiste na consciência do dever cumprido”, a canção me veio de pronto. Isso já faz quase um ano, mas só agora consegui gravá-la da maneira como havia idealizado."

CLIQUE NO LINK ABAIXO PARA ASSISTIR AO VÍDEO E OUVIR A CANÇÃO:

A historiadora Anita Leocadia Prestes nasceu em 27 de novembro de 1936 na prisão de mulheres de Barnimstrasse, em Berlim, depois de sua mãe, Olga Benario Prestes, uma comunista revolucionária, de origem judia, grávida de sete meses, ser enviada à Alemanha e entregue ao regime de Hitler pelo então ditador brasileiro Getúlio Vargas. Olga Benario terminou morta em uma câmara de gás, em 1942. Afastada da mãe aos quatorze meses de idade, foi entregue à avó paterna, Leocadia Felizardo Prestes, após uma campanha internacional pela sua libertação. Só aos nove anos, em outubro de 1945, Anita conheceu o pai, o líder comunista Luiz Carlos Prestes, que até abril era mantido preso no Brasil, após ter participado dos levantes antifascistas de novembro de 1935. Devido à atuação clandestina nas fileiras do Partido Comunista Brasileiro (PCB), Anita foi perseguida pela ditadura militar instalada no Brasil a partir de 1964, levando a que, no início de 1973, se exilasse na União Soviética. Julgada à revelia em julho de 1973, foi condenada à pena de quatro anos e seis meses pelo Conselho Permanente de Justiça para o Exército brasileiro. Em setembro de 1979, com base na primeira Lei de Anistia no Brasil, a Justiça brasileira extinguiu a setença que a condenou à prisão. Em seguida, Anita voltou ao Brasil. Desde 1958 até o falecimento de Prestes em 1990, atuou politicamente ao lado do pai tornando-se sua assessora. Atualmente, Anita Prestes, doutora em História Social pela Universidade Federal Fluminense, é professora do Programa de Pós-graduação em História Comparada da UFRJ e presidente do Instituto Luiz Carlos Prestes. É autora de vasta obra sobre a atuação política de Prestes e a história do comunismo no Brasil, com destaque para a ambiciosa biografia política Luiz Carlos Prestes: um comunista brasileiro (Boitempo, 2015).



Nenhum comentário:

Postar um comentário