domingo, 24 de abril de 2016

HÁ QUANTO TEMPO A GENTE LUTA E A LUTA NOS EDUCA: O MOVIMENTO ESTUDANTIL SECUNDARISTA

EXIBIÇÃO E DEBATE DOS DOCUMENTÁRIOS 
“A rebelião dos pinguins” e “Acabou a paz! Isto aqui vai virar o Chile!”

A atividade será realizada nos dois HORÁRIOS:
Segunda-feira, 25/04/2016 de 9h às 11h30 e
segunda-feira, 25/04/2016 de 19h às 21h30
Local: Faculdade de Educação da Baixada Fluminense/UERJ
Rua General Manoel Rabelo, s/nº –  Vila São Luiz – Duque de Caxias – CEP: 25065-050.
Professores proponentes: Amália Dias, Angélica Borges e Marcos César Pinheiro



Em prosseguimento aos debates acerca dos movimentos da educação, convidamos a todos a discutir o movimento de estudantes secundaristas que vem tomando novos rumos com a estratégia de ocupação das escolas. 

Para refletir sobre o assunto, dois documentários serão apresentados. O primeiro, “A rebelião dos pinguins”, uma referência ao uniforme escolar, trata do movimento de estudantes secundaristas chilenos que reuniu mais de um milhão de alunos na luta contra o sistema de educação em 2006. Primeiramente, fazendo diversas manifestações pelas ruas do país e em seguida usando uma estratégia inovadora: a ocupação de escolas. O movimento ganhou tamanha força que foi responsável pela queda do ministro da educação. 

O segundo documentário, “Acabou a paz! Isto aqui vai virar o Chile!”, foi dirigido pelo mesmo diretor do primeiro, Carlos Pronzato. Ele retrata o movimento de ocupação das escolas estaduais em São Paulo contra a reorganização do ensino imposta pelo governador, que previa, entre outras medidas, o fechamento de mais de 90 unidades. Os estudantes ocuparam mais de 200 escolas e o movimento levou à suspensão da medida e à demissão do secretário de educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário