domingo, 13 de março de 2016

GREGÓRIO BEZERRA, PRESENTE!!!!!

No dia 13 de março de 1900, exatamente 116 anos atrás nascia Gregórgio Lourenço Bezerra, dirigente e militante comunista e lendário ícone da resistência à ditadura militar no Brasil. 

"Gostaria de ser lembrado como o homem que foi amigo das crianças, dos pobres e excluídos; amado e respeitado pelo povo, pelas massas exploradas e sofridas; odiado e temido pelos capitalistas" — Gregório Bezerra.


"As MEMÓRIAS (http://www.boitempoeditorial.com.br/v3/Titulos/visualizar/memorias) de Gregório Bezerra são desses livros indispensáveis para a compreensão da história contemporânea do Brasil: seu autor é um dos construtores dessa história e escreveu depoimento de inegável importância. Não é possível tentar entender o Brasil dos nossos dias sem ter lido os volumes do líder pernambucano. Por outro lado, as MEMÓRIAS são o retrato de corpo inteiro de um cidadão nascido do povo, em meio à miséria e à opressão, que se levantou contra o atraso, a fome, a colonização, a injustiça, em defesa dos valores que lhe pareceram mais capazes de modificar a fisionomia do Brasil, de possibilitar dias melhores para a nossa gente."— JORGE AMADO

Mais de trinta anos após a publicação das Memórias (1979), de Gregório Bezerra, o lendário ícone da resistência à ditadura militar é homenageado com o lançamento de sua autobiografia pela Boitempo Editorial, acrescida de fotografias e textos inéditos, e em um único volume. Quem assina a apresentação da nova edição, publicada em 2011, é a historiadora Anita Prestes, filha de Olga Benário e Luiz Carlos Prestes. CLIQUE AQUI PARA LER A APRESENTAÇÃO DE ANITA PRESTES, em que afirma que "Gregório Bezerra personificou os explorados e oprimidos do Brasil"

Sugestões de leitura da Boitempo Editorial:


◫ "Memórias" 
de Gregório Bezerra (http://bit.ly/1LXsVjs)
◫ "Luiz Carlos Prestes: um comunista brasileiro" 
de Anita Leocádia Prestes (http://bit.ly/1LhrpIV)
◫ " Caio Prado Jr.: uma biografia política"
de Luiz Bernardo Pericás (http://bit.ly/1REJu0b)
◫ "O velho Graça: uma biografia de Graciliano Ramos" 
de Dênis de Moraes (http://bit.ly/1pl9vey)
◫ "Fidel: uma biografia a duas vozes"
de Ignácio Ramonet (http://bit.ly/1REJvkw)



Nenhum comentário:

Postar um comentário