segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Mercedes Sosa - La Voz de Latinoamerica


Documentário resgata a história política e artística da grandiosa voz da música argentina.


Mercedes Sosa - La Voz de Latinoamerica. Argentina, 2013. 
Mercedes Sosa é considerada “a voz da América Latina” não apenas pelo belo timbre e afinação impecável impressa em sua virtuosa carreira, com 50 discos oficiais lançados e dezenas de prêmios nacionais e internacionais. As letras das canções de La Negra – como era conhecida – eram verdadeiros manifestos pela liberdade civil e política em uma época em que a Argentina, seu tão amado país natal, vivia sob a mão pesada da ditadura militar. Idealizado pelo seu filho, Fabián Matus, e dirigido por Rodrigo Vila, o documentário resgata a história dessa icônica artista sul-americana, baluarte da democracia e da luta contra a opressão cultural.


Laureado como melhor edição no Cine Ceará, e prêmio do júri popular no Festival de Cinema Latino-Americano de Biarritz (França), o longa-metragem argentino realizou um extenso trabalho de pesquisa de materiais raros da memória da artista, com apresentações ao vivo, imagens de canais de televisão e depoimentos a rádios, além de fotos pessoais. O roteiro tem início com a valorização de sua vida íntima, mostrando os lugares mais amados por ela e sua família, e a emoção dos entes ao lembrar do convívio ao seu lado. Fabián aparece diversas vezes durante a película, tanto como narrador quanto como espectador privilegiado da história, conduzindo as entrevistas para costurar, em detalhes, a brilhante trajetória de sua mãe – incluindo a cena de sua última vez à frente do microfone.



A importância da obra de Mercedes é comprovada pela total devoção de artistas fundamentais da música internacional. Para Chico Buarque, ela é “um símbolo da liberdade”. Milton Nascimento reafirma a posição da cantora como voz da América Latina, e lembra o brilhantismo de cada nota por ela emitida. Já o britânico David Byrne, fundador dos Talking Heads, diz que ela foi responsável por uma verdadeira revolução musical e política. Mulher de posições convictas em momentos de tensão nacional, Mercedes sofreu com a austeridade do regime ditatorial imposto em seu país por sete anos. O filme resgata as ameaças de morte sofridas pela artista, a censura a seus shows devido a letras consideradas comunistas, e o exílio em Paris por três anos.


Mercedes Sosa faleceu em Buenos Aires, em outubro de 2009, devido a complicações hepáticas e pulmonares.


Mercedes Sosa - La voz de Latinoamerica - 1. El Origen

Mercedes Sosa - La voz de Latinoamerica - 2. Nuevo Cancionero

Mercedes Sosa - La voz de latinoamérica - 3.La Expansion

Mercedes Sosa - La voz de latinoamérica - 4.Las amenazas

Mercedes Sosa - La voz de latinoamérica - 5.El exilio (Parte 1)

Mercedes Sosa - La voz de Latinoamerica - 6.El exilio (Parte 2)

Mercedes Sosa - La voz de Latinoamerica - 7.La soledad

MercedesSosa- La voz de latinoamerica - 8.El legado



Nenhum comentário:

Postar um comentário