quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Espaço Público, da TV Brasil, entrevista Anita Leocadia Prestes

O programa desta terça-feira, 01/12, recebe a historiadora Anita Leocadia Prestes, autora da biografia política Luiz Carlos Prestes: um comunista brasileiro para uma conversa ao vivo, às 23 horas. Não perca! 

A historiadora Anita Prestes é filha de Olga Benario Prestes e Luiz Carlos Prestes

A entrevistada do Espaço Público desta semana tem muito a contar da própria vida, sobre o pai, uma das mais importantes personalidades políticas brasileiras do século 20, e o país.

A historiadora Anita Leocádia Benário Prestes nasceu numa prisão nazista, em 27 de novembro de 1936, depois de a mãe, uma judia grávida de sete meses, ser enviada à Alemanha e entregue ao regime de Hitler pelo então ditador brasileiro Getúlio Vargas.

Olga Benario terminou morta em uma câmara de gás, em 1942. Devolvida à avó paterna com pouco mais de um ano, só aos nove Anita conheceu o pai, o líder comunista Luiz Carlos Prestes, que era mantido preso no Brasil.

Hoje, aos 79 anos, Anita Leocadia é autora de mais de uma dezena de livros e professora doutora da Universidade Federal do Rio de Janeiro, a UFRJ. No programa, ela vai falar daquela que talvez seja sua obra mais importante, além de a mais recente: "Luiz Carlos Prestes - Um comunista brasileiro", trabalho lançado há menos de dois meses, ao qual dedicou-se por mais de três décadas.

Embora o pai seja o personagem central, o pano de fundo dessa história é o Brasil dos anos 1920 até 1990. E a historiadora - ainda comunista convicta, mesmo que sem filiação partidária – tem opiniões críticas e polêmicas sobre a realidade atual, nas quais não poupa a esquerda brasileira.

O Espaço Público é apresentado pelo jornalista Paulo Moreira Leite.

SAIBA MAIS em Espaço Público

Nenhum comentário:

Postar um comentário