sexta-feira, 18 de setembro de 2015

LANÇAMENTO: Poder e contrapoder na América Latina (Florestan Fernandes)



Título: Poder e contrapoder na América Latina

Autor:

Florestan Fernandes

Número de páginas:

250

ISBN:

978-85-7743-263-9

Editora:

Expressão Popular

Poder e contrapoder na América Latina foi publicado originalmente em 1981 e é composto por três ensaios escritos com intervalo de dez anos – os dois primeiros frutos de conferências e debates realizados nos EUA e Canadá durante seu exílio; e o último escrito, em 1981. O tema central dos textos, como explícito no título, é a luta de classes e as disputas entre elas pelo poder.
Trata-se de uma das suas obras mais comprometidas com a revolução e com o socialismo, buscando explicitar a formação histórica da América Latina, seus dilemas, impasses e, fundamentalmente, as tarefas que competem às classes trabalhadoras na sua luta para realizar as verdadeiras rupturas com as condições históricas atuais.
Calcado na teoria social desenvolvida por K. Marx (e F. Engels) e em seu vasto acúmulo teórico no campo da sociologia, Florestan analisa fenômenos políticos como o fascismo, as guerrilhas e o desenvolvimento do capitalismo – e as características que ele assume – na América Latina.
Como é próprio da sua sociologia crítica e militante, sua análise teórica leva em conta os sujeitos e as classes sociais em luta, ou seja, não é apenas um exercício intelectual desvinculado da realidade, mas uma rigorosa análise da sociedade com vistas a contribuir para o fortalecimento da organização dos “de baixo” numa perspectiva de superação da ordem capitalista.
A atualidade deste livro – escrito há mais de 30 anos – é marcante, pois a dominação e a exploração de classe apenas se aprofundaram em toda a América Latina, a ofensiva do capital é cada vez mais forte. Neste sentido, é ainda mais atual outra formulação de Florestan: “contra a intolerância dos ricos, a intransigência dos pobres”; somente a classe trabalhadora organizada e em luta conseguirá fazer frente aos desafios colocados para por fim a essa dominação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário