quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Eleições 2014: O que está em jogo no segundo turno?

Movimentos e intelectuais da esquerda alertam para o retrocesso do que pode significar um retorno da política neoliberal do PSDB



Bruno Pavan,
Da Redação - Brasil de Fato

O Partido dos Trabalhadores (PT) e o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) travam novamente a disputa, em segundo turno, para o principal cargo eletivo do país: a Presidência da República.

O azul dos tucanos e o vermelho do PT deixaram novamente a chamada “terceira via” distante do segundo turno das eleições presidenciais. O que parecia uma forte tendência de novos personagens inseridos no debate acabou se tornando o reforço da velha polarização.

Dilma Rousseff, defendendo sua reeleição e mais quatro anos de governo do Partido dos Trabalhadores. Aécio Neves, que obteve mais de 30 milhões de votos no primeiro turno, é o candidato tucano que talvez tenha mais chances de vencer a eleição desde a derrota de José Serra em 2002.

Partidos com visões parecidas demais para alguns, um modelo diferente de desenvolvimento para outros, acontece que está na hora de se decidir: Dilma, Aécio ou nulo?

O Brasil de Fato fez essa pergunta para líderes de movimentos sociais e intelectuais da esquerda brasileira e a resposta foi unânime: reeleger Dilma Rous­seff para evitar um retrocesso maior com a volta dos tucanos ao poder.

É a opinião do coordenador do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) Guilherme Boulos que argumenta que seu voto em Dilma se dá não por avaliar que o PT tenha feito um governo de esquerda, mas que Aécio e o PSDB são opções à direita.

“Aécio representa o retrocesso conservador. Representa a retomada de pautas de precarização, ataques à previdência pública, privatização de setores estratégicos e criminalização das lutas populares”, apontou.

A militante da Marcha Mundial da Mulheres Nalu Farias aponta que é a hora de uma mobilização entre os movimentos organizados para que se impeça as manipulações da mídia tradicional nessa eleição e “garantir que o debate seja feito em igualdade de condições”.

“Para eleger Dilma é necessário ter uma campanha que explicite as diferenças de projetos, que dê seguimento ao que foi no primeiro turno em relação a politização do debate. É necessário também uma ampla mobilização, tanto das campanhas organizadas mas também do conjunto de movimentos sociais e organizações que têm um compromisso com a construção da justiça e da igualdade nesse país”, explicou.

Crítica

O apoio dos movimentos, porém, não apaga em nada a postura crítica que muitos têm dos 12 anos de governo do PT no país. A falta de reformas estruturais como a da mídia, a tributária e a política fazem com que alguns setores defendam o voto nulo no segundo turno. Os quatro representantes da esquerda no primeiro turno não declaram apoio formal a nenhum dos candidatos. Somente os deputados eleitos do PSOL lançaram carta em que defendem voto em Dilma Rousseff no segundo turno.

O professor da Universidade de São Paulo (USP) Pablo Ortellado reforça que seu voto em Dilma Rousseff não significa que um segundo governo teria novos avanços “mas a manutenção do que se conseguiu conquistar. Com Aécio teríamos um retrocesso imenso”.

A professora livre-docente da Universidade da São Paulo Deisy Ventura critica a realidade dos direitos humanos no Brasil, principalmente o cerco a manifestações populares e os ataques aos LGBTs, mas explica o seu voto em Dilma Rousseff por conta do diálogo.

“Aquilo que na perspectiva do governo dela é um erro, na perspectiva de Aécio Neves é um acerto. Eu prefiro brigar com a Dilma pelos direitos humanos do que a total falta de diálogo com o PSDB de Aécio Neves”, disse.

Pedro Mansan, da Pastoral da Juventude Rural, ainda reforça que Aécio defende projetos que vão piorar ainda mais a vida da população mais pobre do Brasil, como a redução de salários e a diminuição da maioridade penal, além de lembrar que, nos governos do PSDB, os movimentos sociais foram tratados como caso de polícia.

Mais luta para os movimentos

É quase uma unanimidade que os próximos quatro anos serão de muita luta para os movimentos sociais. Com um Congresso representado principalmente por empresários e ruralistas, somente mais mobilizações vão poder trazer as vitórias necessárias.

“Mesmo com Dilma eleita, a conjuntura do próximo período não será fácil, pois o Estado tem três poderes e dois deles são claramente conservadores, o Congresso que só piorou nessa eleição e o Judiciário que historicamente criminaliza as lutas do povo”, explicou Rosângela Piovizani, do Movimento de Mulheres Camponesas.

O irmão Marcelo Barros da Associação Ecumênica de Teólogos (as) do Terceiro Mundo (ASEET) cobra uma postura mais ativa dos movimentos, que exija de Dilma e de seus ministros um diálogo mais efetivo com os movimentos e um afastamento da cúpula do PMDB.

“Com esse novo Congresso eleito, mais conservador do que nunca, será ainda mais importante votar no governo Dilma pedindo e exigindo mesmo mudanças radicais no sentido de uma política mais justa e solidária com os povos indígenas, uma política que realize a reforma agrária justa e a partir dos lavradores e maior atenção à ecologia”.


Adriano Ferreira, do Movimento de Trabalhadores e Trabalhadoras do Campo, diz que apoia a petista, mas que os movimentos devem “traçar estratégias de enfrentamento ao que está posto na gestão atual do governo Dilma”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário