domingo, 28 de setembro de 2014

Um tributo a Abelardo da Hora - artista plástico e militante comunista

Para além da arte, fica o exemplo de humanidade

Abelardo da Hora!

Presente!

Hoje, amanhã e sempre!

Abelardo da Hora (1924-2014)


Escultor, desenhista, ceramista, gravurista e poeta, Abelardo da Hora faleceu na última terça-feira, 23/9/2014, aos 90 anos de idade. Dedicou sua vida à arte e à luta do povo brasileiro por justiça e igualdade social. Abelardo da Hora foi militante e dirigente do PCB entre os anos de 1940 e 1960, ao lado de grandes nomes como Gregório Bezerra, Cristiano Cordeiro, David Capistrano, entre outros que dedicaram suas vidas às lutas populares e à construção de uma sociedade justa e igualitária.

Abelardo da Hora, nascido em 31/7/1924, em São Lourenço da Mata, na Região Metropolitana do Recife, foi um personagem importante na renovação artística de Pernambuco, organizando a Sociedade de Arte Moderna no Recife na década de 1940, e participando da fundação do Movimento de Cultura Popular nos anos 60.

Abelardo da Hora é autor de mais de 1.800 obras, entre esculturas, cerâmicas e desenhos.

Em 2013, Abelardo da Hora foi homenageado pelo MST durante o carnaval de Olinda (PE), como exemplo de militante comunista, artista plástico engajado e folião que merecia ser reconhecido por sua contribuição às artes plásticas e à vida política.

Abelardo da Hora no carnaval de Olinda, sendo homenageado pelo MST. Ano 2013.


No documentário Tela Brasil, da TV Senado, Abelardo da Hora descreve sua trajetória artística e política.

Tela Brasil - Abelardo da Hora - Bloco 1



Tela Brasil - Abelardo da Hora - Bloco 2



Tela Brasil - Abelardo da Hora - Bloco 3


Nenhum comentário:

Postar um comentário