sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Ruralistas dizem que política de Marina está "alinhada" com o setor

Ofensiva de vice com empresários do setor e adequações do programa tornaram Marina mais simpática ao agronegócio 



Por Juliana  Granjeia



SÃO PAULO - Antes críticos e desconfiados da candidata à Presidência Marina Silva (PSB), agora os ruralistas já elogiam o programa de governo da socialista. A mudança no posicionamento se dá depois da ofensiva do candidato a vice na chapa de Marina, Beto Albuquerque (PSB), em diversas reuniões e encontros com empresários do agronegócio. Beto acatou, na semana passada, sugestões do ex-ministro da Agricultura Roberto Rodrigues e conquistou o setor, tradicionalmente tucano. Nesta sexta-feira, após encontro fechado entre Beto e convidados da Sociedade Rural Brasileira (SRB), o presidente da entidade, Gustavo Diniz Junqueira, disse ter ficado “muito satisfeito” e ressaltou que o agronegócio e a campanha da ex-ministra do Meio Ambiente estão “alinhados”.



— Esse governo vai buscar o diálogo e não vai fazer mudanças abruptas que não tenham as análises e sem conversar com os setores. Vai se estudar. Escutei do Beto que temos que melhorar o agronegócio e acabar com essa falsa agenda negativa. E isso passa pela sustentabilidade. Não existe um conflito entre proteção e produção — afirmou Junqueira.

O presidente da SRB afirmou também não vê restrição do setor à candidatura de Marina.

— Eu não vejo isso, muito pelo contrário. Eu vejo um crescimento do Sul ao Norte do país, todos muito bem representados hoje aqui e as pessoas estão buscando justamente esse posicionamento que foi colocado aqui — disse Junqueira.

Ressaltando diferenças no modelo de governar entre a presidente Dilma Rousseff e Marina e legitimando seu discurso como vice, Beto afirmou que não será apenas um substituto da presidente.

— Meu papel terá os limites que a presidente determinar, mas não serei um vice que apenas vai substituir a ausência da Marina. Vamos ajudar a governar, somos uma equipe — disse Beto, que ouviu críticas à falta de diálogo dos ruralistas com Dilma.



No último sábado, Beto participou do 3º Fórum Nacional de Agronegócios, em Campinas (SP), onde explicou dois pontos polêmicos de seu programa: a meta de desmatamento zero e o índice de produtividade de propriedades rurais, que é utilizado em casos de desapropriações. Dois assuntos que voltaram à tona no encontro com a SRB hoje.





O candidato a vice explicou que se os agricultores que melhorarem seus índices de produtividade sem expandir sua área territorial seriam premiados com mais financiamentos e mais recursos do governo. O programa de governo da candidatura não faz menção a essas medidas, diz apenas em "atualizar os índices de produtividade". Sobre o outro ponto que desagradou os ruralistas, a expressão "desmatamento zero" utilizada no programa de governo, Albuquerque disse referir-se sobre desmatamento ilegal. Os esclarecimentos foram sugeridos por Roberto Rodrigues.

Ao final do evento, Rodrigues e o outro ex-ministro ligado ao agronegócio, Luiz Fernando Furlan (Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior), elogiaram o programa de governo socialista.

Na terça-feira, Beto esteve com representantes da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep), num hotel em Curitiba. Novamente, ele ouviu reparos ao programa de governo de Marina e a suas posições em relações aos temas que afetam o setor, como o novo Código Florestal. E, novamente, foi elogiado. Ágide Meneguette, presidente do Sistema Faep (Federação da Agricultura do Estado do Paraná), disse que saiu satisfeito com a fala do Beto Albuquerque no evento.


FONTE: O Globo



Nenhum comentário:

Postar um comentário