quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Esquerdas e eleições 2014

marxismo21 publica vinte textos inéditos que examinam a atual conjuntura político-ideológica brasileira. Três questões principais orientam o debate:

"(1) O projeto de governo hegemonizado pelo PT teria se esgotado? 
(2) Qual o papel das esquerdas nas eleições de 2014? 
(3) Como construir uma política de esquerda socialmente enraizada e comprometida com a transformação da sociedade brasileira?"


Esquerdas e eleições 2014
Esquerdas, eleições e transformações estruturais da sociedade brasileira.

Em 2013, publicamos um dossiê com textos inéditos com o objetivo de realizar um balanço crítico dos 10 anos de governo do PT. No presente dossiê interpelamos nossos convidados a debater as seguintes questões: (1) O projeto de governo hegemonizado pelo PT teria se esgotado? (2) Qual o papel das esquerdas nas eleições de 2014? (3) Como construir uma política de esquerda socialmente enraizada e comprometida com a transformação da sociedade brasileira?

Como se poderá comprovar, Esquerdas, eleições e transformações estruturais da sociedade brasileira busca combinar a reflexão sobre os rumos da política nacional com o debate sobre os caminhos que as esquerdas devem perseguir no atual estágio das lutas de classes no Brasil. Mais de sessenta autores, de diferentes orientações políticas e ideológicas no campo das esquerdas brasileiras foram convidados a colaborar com este dossiê.

Estamos convencidos de que os 21 ensaios, especialmente elaborados para marxismo21, apresentam uma ampla diversidade de posições e enfoques – orientados pela teoria marxista – sobre instigantes e pertinentes questões da atual conjuntura nacional.  Aos autores somos gratos pela colaboração com mais esta inciativa teórico-política do blog.

Os Editores

******


Ademar Bogo


Coletivo Cem Flores


Coletivo Centro de Estudos Victor Meyer


Daniela Mussi


Danilo Enrico Martuscelli


David Maciel


Edilson José Graciolli


Eurelino Coelho


Francisco Pereira de Farias


Gonzalo A. Rojas


Igor Grabois


Maria Orlanda Pinassi


Pedro Otoni


Plínio de Arruda Sampaio Jr.


Rafael Litvin Villas Bôas


Renato Nucci Jr.


Roberta Traspadini


Roberto  Leher


Valério Arcary


Virgínia Fontes



Wladimir Pomar


Nenhum comentário:

Postar um comentário