quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Aula Pública Opera Mundi: por que a sociedade precisa legalizar o aborto?

Redação | Opera Mundi TV e TV Unesp

"Aborto acontece em todas classes sociais e a mulher tem esse direito, fundamental para sua autonomia", diz Nalu Faria



No terceiro episódio da segunda temporada de Aula Pública Opera Mundi, Nalu Faria, psicóloga e líder da Marcha Mundial das Mulheres, defende a legalização do aborto como uma política afirmativa para os direitos femininos.

Assista nova temporada Aula Pública Opera Mundi:
Franklin Martins: No Brasil, tentam demonizar regulamentação dos meios de comunicaçãoGilberto Maringoni: Venezuela é uma ditadura ou uma democracia?

“O aborto acontece em todas as classes sociais, não é uma questão de informação ou de acesso a métodos anticonceptivos. Estes falham e, muitas vezes, as mulheres fazem relações sexuais forçadas ou o parceiro não quer usar a camisinha. O aborto é um direito da mulher em função da complexidade da maternidade, em uma sociedade patriarcal e machista, que coloca a maternidade como o principal lugar da mulher”, analisa.


Assista ao primeiro bloco:


No segundo bloco, Nalu discute o modelo uruguaio de administração do aborto, apresentando motivos e consequências da escolha de determinados métodos. “Não é uma decisão fácil. As mulheres não são umas irresponsáveis que não sabem o que estão fazendo. O maior motivo que as mulheres alegam para ter feito aborto se refere ao tema econômico”, afirma Nalu Faria. Assista:



No terceiro bloco, a psicóloga fala sobre como o Brasil trabalha a questão do aborto e sugere propostas de lei sobre o assunto. “Se somente ter acesso à informação resolvesse tudo, nós não teríamos aborto de mulheres universitárias, da área de saúde, de psicólogas. Todas abortam. A relação com a gravidez é muito mais complexa. (...) O que necessário, é uma atuação para aumentar a autonomia das mulheres”, analisa. Assista:



FONTE: Opera Mundi

Nenhum comentário:

Postar um comentário