quarta-feira, 4 de junho de 2014

Ao menos 12 mil manifestantes sem-teto protestam em frente ao Itaquerão

Do UOL, em São Paulo

Integrantes do MTST fecham uma das pistas da Radial Leste, na zona leste de São Paulo, nesta quarta-feira (4)


Milhares de manifestantes participam de protesto organizado pelo MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto) na noite desta quarta-feira (4) na Radial Leste em frente ao Itaquerão, estádio do Corinthians que abrirá a Copa do Mundo. Os manifestantes ocupam todas as faixas da Radial Leste e também as áreas ao redor do estádio. 
Segundo o movimento, 25 mil pessoas participam do ato, entre sem-teto de diversas ocupações da cidade e apoiadores. Já de acordo com a Polícia Militar são aproximadamente 12 mil pessoas. A manifestação teve início às 18h na estação Vila Matilde, a 3,5 km do Itaquerão. 
O protesto é a quarto realizado do MTST com o nome "Copa sem povo, tô na rua de novo". Em protestos anteriores, o movimento fechou as principais avenidas da cidade de São Paulo, mas não houve confronto, nem atos de vandalismo. A maior manifestação chegou a bloquear a Marginal Pinheiros e reuniu cerca de 15 mil ativistas no dia 22 de maio.
O movimento se aproveita da visibilidade da Copa do Mundo para exigir políticas públicas para conter a especulação imobiliária e melhorar o acesso à moradia. Entre as reivindicações estão a fixação de um limite para o reajuste dos aluguéis, mudanças no programa Minha Casa, Minha Vida e a criação de uma comissão nacional para monitorar os despejos pelo país. 
A mobilização do MTST também exige reforma agrária, melhorias na educação, construção de creches, soberania nacional durante a Copa, fim da violência policial e transporte público gratuito e de qualidade. O MPL (Movimento Passe Livre) e o Comitê Popular da Copa, entre outras entidades, também participam do ato.

MTST e Gaviões

No mês passado, o MTST organizou um protesto que reuniu famílias da ocupação "Copa do Povo", que fica a cerca de 4 km do Itaquerão. O ato terminou em frente ao estádio do Corinthians.
Na ocasião, integrantes de torcidas organizadas do Corinthians foram até o estádio para protegê-lo de eventuais depredações, a exemplo do que já havia ocorrido em duas oportunidades em meses anteriores.
Para evitar o conflito, lideranças do movimento entraram em contato com a Gaviões da Fiel, maior torcida organizada do Corinthians, para informá-los de que o estádio não seria alvo de vandalismo. Dias depois, o MTST organizou um encontro com representantes da organizada na ocupação Copa do Povo.
No protesto de hoje, o destino só foi divulgado após o início da manifestação. Outra reivindicação do MTST é que o terreno que abriga a ocupação Copa do Povo seja desapropriado e usado para a construção de moradias populares.

Outros protestos

Mais cedo, um grupo de aproximadamente 400 policiais militares, em sua maioria aposentados ou reservistas, fez um protesto pela Radial Leste. A exemplo do ato do MTST, o protesto terminou em frente ao Itaquerão.
Na região da Vila Maria, manifestantes sem-teto entraram em confronto com a Polícia Militar durante uma reintegração de posse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário