sexta-feira, 13 de junho de 2014

Abertura da Copa do Mundo é marcada por repressão policial em São Paulo

PM reprime em SP. Veja o vídeo abaixo:



por Renato M. Mendes
de São Paulo (Especial para o Brasil de Fato)
A Copa do Mundo no Brasil, também chamada de “Copa das Copas” por grande parte dos brasileiros, mostrou que, além do futebol, haverá muitos confrontos entre policiais e manifestantes. Como previsto, o povo foi às ruas nesta quinta-feira (12), na abertura do Mundial
Em São Paulo, a manifestação começou por volta das 10h, perto da Estação Carrão, na Zona Leste. Os manifestantes foram dispersos pela Polícia Militar antes mesmo de saírem em passeata. Segundo relato de pessoas que participavam do ato, os policiais agiram com truculência.
“Eles foram muito violentos, não havia necessidade de agir daquele jeito”, disse o estudante Ulisses da Costa.
Durante o confronto, a jornalista Bárbara Arvanitidis, da Rede CNN, foi ferida por estilhaços de uma bomba jogada pela PM. A reportagem ainda flagrou uma idosa, que não participava da manifestação, sendo derrubada durante a perseguição dos policias aos manifestantes.
“Caiu uma senhora ali e foi levada para o Hospital. Ela não estava fazendo nada, apenas passando pela calçada” lamenta Luiz, um dos cidadãos que prestaram socorro à senhora caída.
Os manifestantes voltaram a se reunir à tarde. Dessa vez, no Sindicato dos Metroviários, próximo a estação Tatuapé, também na zona Leste.
No entanto, a Tropa de Choque da Policia militar, mais uma vez, fechou a rua dos dois lados e fez uma barreira de proteção, para evitar que os manifestantes chegassem à Radial Leste, caminho principal para quem vai ao Itaquerão.
Durante a concentração e os gritos de ordem das pessoas que estavam protestando, a PM reprimiu o ato com balas de borracha e bombas de gás lacrimogêneo. Os manifestantes foram forçados a saírem da rua e entrarem no prédio do sindicato dos metroviários.  Alguns se recusaram a sair e foram acusados pelos metroviários de serem policiais infiltrados. Por conta disso, houve confronto entre os manifestantes, que sem chegarem a um consenso, ficaram encurralados pela Tropa de Choque. 
As pessoas que permaneceram na rua receberam um ultimato da PM que ameaçou “esvaziar” o logradouro público em 20 minutos.
“Isso é um abuso, a rua é pública. Eles estão violando nossos direitos constitucionais” protestou Valter de Oliveira, estudante de Direito que participava da manifestação.
O sindicato dos metroviários negociou a saída pacífica dos manifestantes, que até então estavam “presos” dentro do prédio do sindicato. 
A polícia não se contentou com a saída pacífica das pessoas, e perto do Shopping Tatuapé, lançou bombas de gás nos manifestantes, que se dispersaram. O ato foi encerrado neste momento.
Outras capitais
Outras capitais do país também registraram protestos contra a Copa. No Rio de Janeiro, um repórter foi ferido com uma pedrada na cabeça e mais seis manifestantes foram detidos. Em Porto Alegre, a Brigada Militar apreendeu sete adolescentes e deteve seis adultos. Cerca de mil pessoas participaram da manifestação.  
Já em Belo Horizonte, doze pessoas foram detidas. Os manifestantes flagraram a presença de policias infiltrados, chamados de P2, que estavam lançando rojões durante a caminhada. A Tropa de Choque da PM reprimiu o protesto com balas de borracha e bombas de gás lacrimogêneo.
Veja abaixo fotos de algumas pessoas feridas pela PM durante o protesto desta quinta-feira (12) em São Paulo. Fotos: Rodrigo Luna (especial para o Brasil de Fato)








Nenhum comentário:

Postar um comentário