domingo, 13 de abril de 2014

Flávio Tavares lança dia 16, em São Paulo, "1964-O Golpe"

O livro analisa a participação do governo dos Estados Unidos no golpe de 1964, apresentando documentos que detalham a Operação Brother Sam.



O jornalista Flávio Tavares lança seu novo livro "1964-O Golpe" (L&PM Editores), nesta quarta-feira (16), às 19 horas, na Livraria Cultura da Avenida Paulista, nº 2073, em São Paulo. No ato de lançamento haverá um debate com o escritor Walcyr Carrasco, seguido pela sessão de autógrafos.

O livro analisa a participação do governo dos Estados Unidos no golpe de 1964, apresentando documentos que detalham a Operação Brother Sam que envolveu inclusive a mobilização da frota naval dos EUA no Atlântico para apoiar o movimento golpista se fosse preciso. Como jornalista político em Brasília nos anos 1960, Flavio Tavares acompanhou de perto os fatos que antecederam a deposição de João Goulart e conviveu com os principais personagens civis e militares da época. No dia 1º de abril de 1964, no Palácio do Planalto, testemunhou os derradeiros momentos do presidente Jango já em fuga.

Os documentos do governo dos Estados Unidos, mencionados ou transcritos na íntegra no livro, mostram como os fantasmas anti-comunistas do embaixador norte-americano Lincoln Gordon exacerbaram os medos dos conservadores brasileiros e construíram o golpe ao longo de dois anos e meio. No início do capítulo 2, Tavares questiona:

“Como foi possível tudo isto? Tantos nortes perdidos, tantas bússolas sem funcionar? Como entender hoje tantos preconceitos, tanta insensibilidade? De onde vinha tanto ódio acumulado e sem sentido? De onde tanta incompreensão ou cegueira, tanta incapacidade de raciocinar?”

FONTE: Carta Maior

Nenhum comentário:

Postar um comentário