quarta-feira, 12 de março de 2014

Operação Mongoose novamente

Indiscutivelmente, a Operação Mongoose está em curso na Venezuela, com todas as atribuições, independentemente dos custos humanos e materiais e com um timing perfeito com a direita golpista para proteger a propriedade e bons negócios sobre as esperanças do povo em resistência

Tatiana Coll*



Uma vez que os estadunidenses foram derrotados esmagadoramente em sua tentativa de invadir e rapidamente destruir a revolução cubana nas praias da Baía dos Porcos, em abril de 1961 e que a Brigada 2506 não teve sucesso, os EUA se reuniram para murmurar seu ódio infinito e pensaram a famosa Operation Mongoose (Operação Mongoose), ação não-oficial da CIA. A operação tinha 33 tarefas (uma vez que existem 33 espécies de mangusto), 13 delas concentradas na guerra econômica , seis na política, cinco no serviço militar, cinco no político e ideológico e quatro subversão e inteligência. O General Landsdale chefiou a operação e foi escolhido por sua vasta experiência em contra-espionagem adquirido nas Filipinas, onde participou na aniquilação da rebelião Hukbalahap nacionalistas anti-japoneses acusados ​​de serem comunistas nos anos 50.



O objetivo explícito era conseguir uma revolta interna em Cuba em outubro de 1962 para derrubar o governo de Castro e estabelecer um novo governo que poderia viver em paz, como havia sido com Batista, Duvalier e Trujillo, com os interesses imperialistas estadunidenses. Alcançar revolta interna tem sido o seu sonho dourado desde então. Para isso foram investidos bilhões de dólares, juntamente com todos os tipos de interferência e barbárie , apesar de todas terem sido derrotadas.


Documentos descobertos nos EUA em 1997, mostram em 520 mil páginas os planos que foram usados para esse golpe: impedir todos os transportes marítimos para Cuba, exterminar colheitas de alimentos e açúcar infestando pragas, gerar fuga de capitais no mercado negro para manter a inflação galopante, bloqueios e demissões de trabalhadores, atentados em locais públicos e ataques a usinas. Combinando o desarranjo total da economia com o pânico das ações terroristas, acusando os revolucionários cubanos de atacar violentamente a oposição, estava criado o cenário para uma intervenção estadunidense.


Os objetivos dos EUA ganharam força através da mídia e foram sustentadas por todos os fóruns internacionais. Especialistas na grande mídia haviam conseguido convencer, por exemplo, que a reforma agrária promulgada pelo presidente guatemalteco Jacobo Arbenz representava uma ameaça comunista terrível. Por que não fazer o mesmo após a reforma agrária em Cuba , retornando para prejudicar os interesses sagrados da United Fruit Company? Somente em Cuba a oligarquia e o exército nunca conseguiram fazer um golpe.


Em 14 meses 716 sabotagens de todos os tipos foram registadas , de acordo com os dados mais conservadores. Fabian Escalante, um membro da equipe de segurança de Fidel Castro , disse que registrou 638 planos para assassiná-lo. O primeiro foi em fevereiro de 1959, apenas um mês depois do triunfo da revolução. 415 diferentes equipes de intervenção foram montadas e conseguiram infiltrar 117 agentes. A Operação Mongoose era um rico celeiro de onde saíram milhares de agentes pagos , terroristas, envolvidos em assassinatos políticos, tráfico de armas e drogas associadas com a máfia e os líderes da Fundação Nacional Cubano -americana, que tranformou o terror em negócio secreto, sempre protegido pelo governo dos EUA .


Esta operação foi oficialmente cancelada após o acordo Kennedy- Khrushchev , mas na verdade operou estrategicamente nas respectivas vitórias de governos com raízes populares e nacionalistas. Primeiramente a operação foi estendida até a Guiana para desestabilizar o primeiro-ministro Cheddi Jagan, que em 1961 nacionalizou a empresa de energia elétrica, e anunciou a reforma agrária colocaando um pesado imposto sobre mineração de bauxita . Em 1963, com o apoio da Grã-Bretanha a CIA deu início a desestabilização. Cuba enviou navios com alimentos e gasolina para auxiliar Jagan. Rapidamente começou a fuga de capitais, bloqueios , o desemprego , a agitação anti-comunista, bombas e tumultos raciais no país. Os exemplos mais conhecidos dessa estratégia são repetidos com sucesso com o governo de Salvador Allende, no Chile, e Mickel Manley, na Jamaica , em 1976.


Indiscutivelmente, a Operação Mongoose está em curso novamente na Venezuela, com todas as atribuições, independentemente dos custos humanos e materiais , com um timing perfeito com a direita golpista para proteger a propriedade e bons negócios sobre as esperanças do povo em resistência.


* Professora da Universidade Pedagógica Nacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário