domingo, 26 de maio de 2013

Marxismo e Educação em Debate: Imperialismo, Crise e Educação


Lançamento de Germinal: Marxismo e Educação em Debate, V. 4, N 1, de junho de 2012, com o tema Imperialismo, Crise e Educação. 

Germinal Marxismo e Educação em Debate encontra-se disponível em http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/germinal/index


Giovanni Semeraro

Além dos temas mais conhecidos sobre hegemonia, intelectuais, partido, classe operaria e das questões sociais, culturais e políticas vinculadas à Itália e à Europa, Gramsci dedica parte considerável das suas reflexões aos “grupos sociais subalternos” e aos fermentos que ocorrem nas “periferias” do sistema. Neste texto, portanto, se procura analisar esse universo, não apenas para chamar a atenção sobre um assunto pouco considerado pelos estudiosos de Gramsci, mas principalmente para resgatar elementos de grande valor e originalidade que podem contribuir ao debate que hoje se trava em torno dos numerosos movimentos de insurgência nas periferias e do significado das prementes reivindicações que as manifestações dos “subalternos” levantam em diversas partes do mundo.

Em um quadro de crise estrutural – no qual os ataques aos direitos dos trabalhadores e às políticas sociais evidenciam a ferocidade com que o capital trava a luta de classes, expropriando sem limites os cofres públicos com o fim de expandir-se – urge explicar os nexos entre crise estrutural, capital especulativo, imperialismo e a expressão desta conjuntura na reestruturação do trabalho e na formação da classe trabalhadora. Para este número, Germinal elege Quartim de Moraes para nos ajudar a dar conta desta tarefa.


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