sexta-feira, 24 de maio de 2013

Anita Prestes lança livro na Unesp de Marília

Reportagem Jornal da Manhã


A historiadora Anita Leocádia Prestes, filha do ex-senador e líder comunista do Brasil, Luiz Carlos Prestes, e da revolucionária alemã Olga Benário Prestes, esteve em Marília ontem [21/5] para lançar seu mais novo livro “Luiz Carlos Prestes: o combate por um partido revolucionário – 1958-1990”. O evento aconteceu no campus da Unesp (Universidade Estadual Paulista). Anita, nascida em um campo de concentração da Alemanha no período em que o país era governado por Adolf Hitler, é doutora em História pela UFF (Universidade Federal Fluminense).


Uma mesa-redonda foi realizada após o lançamento da obra de Anita com as participações do professor doutor Antônio Carlos Mazzeo, docente da Unesp de Marília, professor Milton Pinheiro, da Uneb, e do professor Anderson Deo, também da Unesp.

Em entrevista ao Jornal da Manhã, Anita afirmou que a relação de parentesco com Prestes não interferiu de modo pessoal na pesquisa, mas contribuiu com os resultados devido à convivência e as entrevistas que realizou com o próprio pai. “O peso do parentesco está no acesso direto a Luiz Carlos Prestes”, disse. “Mas, como pesquisadora, sempre mantive o distanciamento e o compromisso com as evidências históricas”, completou.

De acordo com a pesquisadora, seu último livro trata principalmente da atuação política nos últimos 32 anos de Luiz Carlos Prestes. “A obra trata do rompimento de Luiz Carlos Prestes com o PCB e a visão sobre o que considerava teses superadas do partido, além de sua conhecida Carta aos Comunistas e a viagem que fez pelo país para divulgar suas ideias”, explicou.

HISTÓRICO

Anita nasceu em 1936, no período em que sua mãe estava presa, mas acabou sendo separada de Olga por volta dos 14 meses de idade. Sua mãe foi executada em um campo de concentração nazista. O pai de Anita, Luiz Carlos Prestes, teve um papel crucial na formação política brasileira por quase todo o período do Século XX.

Militar do Exército Brasileiro, ele comandou a Coluna Prestes na década de 1920. Senador e líder comunista, Prestes foi eleito no ano passado um dos 100 maiores brasileiros de todos os tempos em pesquisa popular comandada pelo SBT. Faleceu aos 92 anos de idade em março de 1990. Prestes foi chamado pelo escritor baiano Jorge Amado de “O cavaleiro da Esperança” em livro do mesmo nome.


VERSÃO IMPRESSA AQUI.


Nenhum comentário:

Postar um comentário