sexta-feira, 3 de maio de 2013

"A LUTA PELO SOCIALISMO É LEGÍTIMA", afirma Anita Prestes no 1º de maio em Petrolina (PE)

A historiadora Anita Prestes, filha dos militantes comunistas Olga Benario Prestes e Luiz Carlos Prestes, esteve em Petrolina (PE) nos dias 30 de abril e 1º de maio. A vinda de Anita deveu-se principalmente ao lançamento do livro "Luiz Carlos Prestes: o combate por um partido revolucionário (1958-1990)", obra publicada pela Editora Expressão Popular. 

Na manhã deste 1º de maio, data de celebração do Dia Internacional dos Trabalhadores, integrantes dos movimentos sociais da Via Campesina (MPA, MAB, MST), Levante Popular da Juventude, além de estudantes, educadores/as e outras organizações sociais com atuação na região estiveram reunidos na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em Petrolina, para conhecer um pouco sobre a mais nova obra de Anita Prestes, bem como para discutir os caminhos da construção de um projeto revolucionário para o Brasil, conforme legado de Luiz Carlos Prestes, que se fosse vivo teria completado 115 anos no último 3 de janeiro.

Em sua fala, Anita Prestes registrou a forte presença das mulheres no evento, o que tem sido destaque também nas lutas populares, ao contrário do que acontecia anos atrás. Em seguida lembrou que o 1º de maio deve ser um dia de luta dos trabalhadores e das trabalhadoras e não apenas dia de comemorações festivas que mais incentivam o consumo ou premiam alguns.

Sobre o livro lançado, Anita diz que a intenção foi "resgatar a atividade política, a luta de Prestes por um partido revolucionário a serviço dos trabalhadores". Ela deixa claro que o sonho de seu pai não se concretizou, mas considera o legado da sua militância como algo importante para a formação de novos militantes políticos na atualidade.

Por fim, lamentou que "diversas lutas do povo brasileiro foram esmagadas" e avaliou que no Brasil os movimentos dos trabalhadores e trabalhadoras do campo avançaram muito mais que os movimentos urbanos. Questionada sobre o sonho do Socialismo na atual conjuntura política do país, Anita Prestes concluiu: "A LUTA PELO SOCIALISMO É LEGÍTIMA".


FONTE: IRPAA

Nenhum comentário:

Postar um comentário