quarta-feira, 1 de maio de 2013

A Comuna de Paris


O blog MARXISMO21 está lançando mais um dossiê, cujo tema é a Comuna de Paris e reúne trabalhos (artigos, vídeos de aula e palestras, filmes etc.)  e textos clássicos do pensamento marxista.

Significativa e relevante experiência social e política da luta dos trabalhadores e dos movimentos sociais populares pela construção do socialismo,  A COMUNA DE PARIS DE 1871 foi e continua sendo um objeto permanente de reflexão e inesgotáveis ensinamentos para todos que buscam a radical transformação do Estado e sociedade capitalistas. Por ocasião dos 142 anos de sua comemoração, os socialistas revolucionários de todas latitudes continuam afirmando que os valores, ideais e objetivos desta autêntica “fulguração na história” não deixam de ser atuais enquanto persistirem em todo o mundo as estruturas iníquas e opressivas da ordem capitalista e imperialista. Nas definitivas palavras de Lênin, “a causa da Comuna é a causa da revolução social, é a causa da completa emancipação política e econômica dos trabalhadores, é a causa do proletariado mundial. E neste sentido é imortal”.


Marx e Engels sobre a Comuna de Paris de 1871.
Na alvorada de 18 de março (1871), Paris foi despertada por este grito de trovão: VIVE LA COMMUNE! O que é, pois, a Comuna, essa esfinge que põe tão duramente à prova o entendimento burguês?
“Os proletários da capital – dizia o Comité Central no seu manifesto de 18 de março – no meio das fraquezas e das traições das classes governantes, compreenderam que chegara para eles a hora de salvar a situação assumindo a direção dos assuntos públicos… O proletariado… compreendeu que era seu dever imperioso e seu direito absoluto tomar nas suas mãos o seu próprio destino e assegurar o triunfo apoderando-se do poder.”
Mas a classe operária não se pode contentar com tomar o aparelho de Estado tal como ele é e de o pôr a funcionar por sua própria conta.
O poder centralizado do Estado, com os seus órgãos presentes por toda a parte: exército permanente, polícia, burocracia, clero e magistratura, órgãos moldados segundo um plano de divisão sistemática e hierárquica do trabalho, data da época da monarquia absoluta, em que servia à sociedade burguesa nascente de arma poderosa nas suas lutas contra o feudalismo.”
“Em presença de ameaça de sublevação do proletariado, a classe possidente unida utilizou então o poder de Estado, aberta e ostensivamente, como o engenho de guerra nacional do capital contra o trabalho. Na sua cruzada permanente contra as massas dos produtores, foi forçada não só a investir o executivo de poderes de repressão cada vez maiores, mas também a retirar pouco a pouco à sua própria fortaleza parlamentar, a Assembleia Nacional, todos os meios de defesa contra o executivo.”
“O poder de Estado, que parecia planar bem acima da sociedade, era todavia, ele próprio, o maior escândalo desta sociedade e, ao mesmo tempo, o foco de todas as corrupções.”
“O primeiro decreto da Comuna foi pois a supressão do exército permanente e a sua substituição pelo povo em armas. ler mais
Uma sintética cronologia de A COMUNA DE PARIS pode ser aqui acessada
******
 A perspectiva das classes dominantes sobre a  A Comuna e seus combatentes:
Que (Versalhes) transforme Paris num monte de ruínas, que as ruas se transformem em rios de sangue, que toda sua população pereça, que o governo mantenha sua autoridade e demonstre seu poder, que Versalhes esmague totalmente – seja qual for o custo – qualquer sinal de oposição a fim de dar a Paris e a toda França uma lição que possa ser lembrada e aproveitada pelos séculos que virão”.
Editorial de The New York Herald, maio 1871 (citado in La Commune de Paris 1871, excepcional filme de Peter WATKINS ).

*******



Textos clássicos do pensamento marxista

Marx (carta)Lenin 2
EngelsTrotsky
Lenin 1Brecht



Trabalhos sobre a Comuna publicados no Brasil:

Comuna de Paris: organização e ação, Camila do Valleacesso
Marx e Lenin sobre A Comuna de Paris, cap. dissertação, Rafael da Silvaacesso

A Comuna de Paris, partidos e movimentos sociais, Eliel Machadoacesso
A Comuna de Paris: história e legado político, Milton Pinheiroacesso
A Comuna de Paris: uma fulguração na história, Caio N. de Toledoacesso
Marx e A Comuna de Paris, Marcos Del Roioacesso
A Comuna de Paris e a Revolução Russa, Mauro Iasiacesso
 A educação na Comuna de Paris, J. Claudinei Lombardiacesso
Comuna: uma educação emancipadora, K. Lucena e M. Grilloacesso
Importância e atualidade da Comuna de Paris, Sílvio Costaacesso
A Comuna de Paris e Revolução em Marx, Valério Arcaryacesso
A I Internacional operária e A Comuna de Paris, Osvaldo Coggiolaacesso
A Comuna de Paris no Brasil, Marcelo Badaróacesso
O significado político da Comuna, Nildo Vianaacesso
Estamos aqui pela humanidade“, Paulo Barsottiacesso
A Comuna de Paris e nós, Lúcio Flávio Almeidaacesso
A Comuna de Paris, Roberto Pongeacesso
A Comuna de Paris, prelúdio das revoluções? Walmir Barbosaacesso
Dossiê da Fundação Maurício Grabois (L. Martorano, A. Buonicore e outros)acesso
Dossiê de Novos Temas (M. Pinheiro, J.Q. Moraes e outros)acesso
Dossiê de Espaço Acadêmico (A. Ozai, E. Andrade e outros)acesso



Vídeos ( seminários acadêmicos sobre a Comuna de Paris) 


Filmes sobre A Comuna de Paris

MAIS SOBRE A COMUNA DE PARIS CLIQUE AQUI: MARXISMO21


Nenhum comentário:

Postar um comentário