quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

VAMOS MANTER VIVA A MEMÓRIA DE LUIZ CARLOS PRESTES - O CAVALEIRO DA ESPERANÇA!


 115º ANIVERSÁRIO NATALÍCIO DE LUIZ CARLOS PRESTES




“Luiz Carlos Prestes não foi do comunismo à revolução. Saltou da revolução ao comunismo”
(Florestan Fernandes, A contestação necessária: retratos intelectuais de inconformistas e revolucionários. São Paulo: Ática, 1995, p. 134.)


Edmundo Moniz, conhecido professor e prestigiado intelectual de esquerda no Brasil, em discurso pronunciado por ocasião do 90o aniversário natalício de Prestes, destacou sua importância como liderança revolucionária em nosso país:

Luiz Carlos Prestes foi grande no comando da Coluna. Foi grande na militância comunista. Mas (...) a fase mais gloriosa de Luiz Carlos Prestes foi quando sozinho, ou quase sozinho, deixou a secretaria-geral do Partido Comunista e opôs à degenerescência reformista desta organização uma plataforma verdadeiramente revolucionária. Aí a sua personalidade toma a proporção de uma extraordinária grandeza que o coloca no mais alto nível dos grandes líderes do movimento operário. Não é mais um homem que tem por trás de si um forte aparelho, com recursos econômicos e imprensa própria, que dirige um partido nacional com intensas ligações internacionais. É simplesmente um homem sozinho que, com a autoridade de seu passado, de sua experiência, de sua dignidade, de sua cultura, de seu esclarecimento ideológico, ardentemente se bate para que seja restaurada a luta pela causa comunista.

Luiz Carlos Prestes, sozinho, vale mais pela força das ideias que sustenta de que todo um aparelho partidário que renegou a revolução.

Edmundo Moniz, discurso por ocasião do 90o aniversário de Luiz Carlos Prestes. Rio de Janeiro, auditório da UERJ, 16/01/1988.

Sobre o legado revolucionário de Prestes e sua trajetória de patriota, revolucionário e comunista, clique no título abaixo: 

Luiz Carlos Prestes, legado revolucionário!



Comando da Coluna Prestes, reunido em Porto Nacional, Goiás, em outubro de 1925.  Prestes é o terceiro sentado da esquerda para a direita.


Prestes e Olga Benario (anos 1930)


Pablo Neruda, Luiz Carlos Prestes e Jorge Amado. Julho de 1945.


Prestes e Oscar Niemeyer (1979)

Gregório Bezerra, Luiz Carlos Prestes e Cristiano Cordeiro (1980)

Prestes é recebido por Fidel Castro, durante Encontro sobre a Dívida Externa da América Latina e do Caribe, convocado por Fidel. Havana, 01/08/1985.

Luiz Carlos Prestes e Florestan Fernandes (final dos anos 1980)


Nenhum comentário:

Postar um comentário