segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

"O grande teórico da prática e o grande prático da teoria": CAMARADA LÊNIN, PRESENTE, PRESENTE, PRESENTE!!!!!!!!!!

Em 21 de janeiro de 1924, o mundo perdia um dos ícones da revolução proletária. 



"O grande teórico da prática e o grande prático da teoria", segundo György Lukács, Lênin era a um só tempo o intelectual brilhante e o militante e dirigente revolucionário, líder da Revolução Russa de 1917. Suas ideias marcaram profundamente os debates e o desenvolvimento do marxismo. De sua vasta obra publicada em inúmeras edições em todo o mundo, destacam-se:  O desenvolvimento do capitalismo na Rússia, Materialismo e empirocriticismo, Imperialismo, fase superior do capitalismo, O Estado e a revolução, A revolução proletária e o renegado Kautsky, Esquerdismo, doença infantil do comunismo, Que fazer?, Como iludir o povo, com slogans de liberdade e igualdade.

É na íntima relação entre os imperativos da ação revolucionária e a reflexão teórica de grande fôlego, realizada em meio à vertigem revolucionária do início do século XX, que está uma das chaves de sua permanência como um clássico do pensamento não só marxista, mas também do pensamento político em seu sentido mais amplo.

LEITURA RECOMENDADA:

BORON, Atilio A. “Estudo introdutório: atualidade de Que fazer?”. In: LENIN, Vladimir Ilich. Que fazer?: A organização como sujeito político. São Paulo: Martins Fontes, 2006.


Nenhum comentário:

Postar um comentário