domingo, 28 de outubro de 2012

Formação e consolidação do pensamento marxista no Brasil



O blog MARXISMO21 vem divulgando uma série de matérias sobre os trabalhos de relevantes autores do pensamento marxista brasileiro. 
  • Astrojildo Pereira
  • Nelson Werneck Sodré
  • Caio Prado Júnior

CLIQUE SOBRE O TÍTULO REFERENTE A CADA AUTOR PARA ACESSAR SEUS TEXTOS E OS DE PESQUISADORES QUE DISCUTEM ASPECTOS DAS OBRAS DESSES MARXISTAS.

Astrojildo Pereira: as origens do marxismo no Brasil                                       

A seção sobre os autores relevantes do pensamento marxista brasileiro é inaugurada com um texto de Astrojildo Pereira, um dos fundadores do marxismo no Brasil. É a publicação de um valioso e lúcido texto – praticamente desconhecido pelos pesquisadores – do marxista brasileiro. Trata-se de A Revolução russa, breve artigo editado no número 1 da revista O Debate (12 de julho de 1917), pouco menos de três meses da Revolução de Outubro.

Sobre este lúcido e premonitório texto, segue um breve artigo de José Luiz Del Roio. Por sua vez, o significado da obra teórica e a trajetória política de Astrojildo Pereira são examinados em textos de quatro pesquisadores brasileiros: Augusto Buonicore, Marcos Del Roio,  Martin Cezar Feijó e Santiane Arias.  



Nelson Werneck Sodré: um marxista engajado                                  


Nesta seção sobre a produção intelectual e política de NELSON WERNECK SODRÉ divulga-se Quem é povo no Brasil?, um pequeno livro que, de forma exemplar, revela bem o compromisso político-ideológico do historiador na luta por mudanças sociais e pelo aprofundamento da democracia política brasileira no pré-1964. A seguir publica-se um texto – especialmente elaborado para o blog – de um competente estudioso sobre a extensa e diversificada obra do autor, Paulo Ribeiro da Cunha. Outras matérias (artigos, trabalhos acadêmicos de pesquisadores brasileiros e vídeos) sobre os trabalhos do pensador marxista são aqui editadas.


Caio Prado Júnior: teoria e militância política                                  




O blog está disponibilizando o primeiro capítulo de A revolução brasileira, livro que, no final da década de 1960 e nos anos 1970, provocou intensos debates no interior das esquerdas brasileiras. Sofia Manzano, do comitê editorial, escreveu, especialmente para esta seção, um breve artigo sobre o significado teórico e político do livro; outro pesquisador, Luiz Bernardo Pericás, é autor de um texto bio-bibliográfico sobre Caio Prado Jr. A seguir, divulga-se documentos, artigos e trabalhos acadêmicos sobre aspectos da obra do historiador marxista brasileiro.



Nenhum comentário:

Postar um comentário