quarta-feira, 26 de setembro de 2012

"Luiz Carlos Prestes: o combate por um partido revolucionário (1958-1990)"

NOVO LIVRO DE ANITA PRESTES



Expressão Popular lança "Luiz Carlos Prestes: o combate por um partido revolucionário

Dando prosseguimento às pesquisas que vem empreendendo sobre o papel de Luiz Carlos Prestes na elaboração e na aplicação das políticas do PCB em diferentes momentos de sua trajetória, a professora Anita Leocadia Prestes apresenta, neste livro, os resultados da investigação histórica da atuação política de Prestes, a partir da aprovação da Declaração de Março de 1958, pelo Comitê Central do PCB, até o seu falecimento em 1990.
O leitor poderá acompanhar as vicissitudes enfrentadas pelo PCB, a partir da superação em sua direção dos reflexos da crise desencadeada pela denúncia do chamado “stalinismo” no XX Congresso do Partido Comunista da União Soviética, crise que abalou o movimento comunista internacional nos anos 1956/1957. Com Prestes ocupando o cargo de secretário-geral do PCB, a Declaração de Março de 1958 representou uma virada na política dos comunistas brasileiros, o abandono de uma orientação estreita e sectária, cuja maior expressão fora o Manifesto de Agosto de 1950. Mas significou também a reafirmação da ideologia nacional-libertadora, cuja influência marcara a história desse partido. 
O recurso a uma documentação diversificada e abrangente permitiu à autora revelar o percurso realizado por Prestes em suas críticas cada vez mais contundentes à orientação política do PCB.



Um comentário: