sexta-feira, 11 de maio de 2012

EFLCP realiza 1° Módulo do curso "Os Comunistas Brasileiros (1922-1990)"



 


A Escola de Formação Luiz Carlos Prestes lançou nos dias 28, 29 de Abril e 1° de Maio o curso “Os Comunistas Brasileiros (1922-1990)” com Anita Leocádia Prestes. O curso tem como objetivo estudar a história dos comunistas no Brasil com base na trajetória do PCB e a contribuição de Luiz Carlos Prestes ao movimento comunista brasileiro. Para tanto, estão sendo usados como base alguns documentos do Partido e leituras complementares, além das aulas expositivas com a camarada Anita.



O curso está programado para ocorrer em 3 módulos: Módulo I “Da fundação do PCB (1922) aos levantes antifascistas de novembro de 1935”, no Módulo II “Da derrota do movimento antifascista (novembro de 1935) à crise de 1956/58” e no Módulo III “Da ‘Declaração de Março’ de 1958 a 1990 (falecimento de Prestes e crise final do PCB)”.



Neste primeiro encontro vencemos o Módulo I, onde foi abordado desde as bases políticas para a fundação do PCB, com destaque para a importância do anarquismo no movimento operário brasileiro no início do século XX e a influência da Revolução de Outubro, até os primeiros anos do Partido, marcados por duas “viradas táticas” – uma indo da política de frente do Bloco Operário (depois Bloco Operário e Camponês) à estreiteza “obreirista” do início dos anos 30, e a segunda do “obreirismo” à “frente única antifascista” de 35.



A equivocada estratégia “etapista” do Partido de revolução agrária e antiimperialista como primeiro passo para a revolução socialista marcou todos estes anos, muito influenciado pelas teses do VI Congresso da Internacional Comunista.



Muito embora os erros cometidos no período, os comunistas cumpriram um papel fundamental na luta antifascista. Mesmo derrotado o levante de 35, a Aliança Nacional Libertadora marcou um momento importante, servindo de base para a crescente luta antifascista dos anos 40. Luiz Carlos Prestes era a liderança inconteste deste período, gozava de um prestígio popular muito grande.



A CCLCP considera a história dos comunistas no Brasil também como sua história. Por isso, conhecer a trajetória do PCB, sua importância histórica e também seus erros é fundamental para traçarmos uma estratégia correta para as lutas atuais e as que virão.

 
 
FONTE: CCLCP
 
 
 
 




Nenhum comentário:

Postar um comentário