domingo, 20 de novembro de 2011

Mais pimenta nos olhos dos outros: a democracia plutocrática da América do Norte

Vídeo mostra abuso policial ao conter protesto de estudantes nos EUA


DA ASSOCIATED PRESS



Um vídeo postado nesta sexta-feira no YouTube mostra um policial na UC Davis (Universidade da Califórnia) calmamente pulverizando spray de pimenta em uma fila de manifestantes que estavam sentados no chão sem esboçar qualquer tipo de reação ou ameaça.

Os ativistas participavam de um protesto em apoio ao movimento Ocupem Wall Street, que luta contra a crise econômica e a ganância dos bancos e de empresários de Wall Street e que já se espalhou por diversos estados norte-americanos, e aos estudantes da Universidade de Berkeley, também na Califórnia, que apanharam da polícia em uma manifestação no dia 9 deste mês.


Pessoas que observavam a ação pediam desesperadamente para o oficial parar, sem sucesso.


Em sequência, o vídeo mostra os estudantes sendo algemados e alguns até arrastados pelos policiais para as viaturas sob os gritos de "Shame on you" (Vergonha) das pessoas que assistiam (e filmavam) todo o ocorrido. Dez pessoas foram presas, sendo 9 estudantes.

A reitora da universidade, Linda Katehi, descreveu as imagens como "assustadoras" e disse estar formando uma força-tarefa para investigar o incidente.


"O uso do spray de pimenta como mostrado no vídeo é arrepiante para todos nós e levanta muitas questões sobre a melhor forma de lidar com situações como esta", disse a reitora em uma mensagem postada no site da escola no sábado.

Parte do corpo docente da universidade, contudo, responsabiliza a própria reitora pelo que aconteceu e pede a sua demissão.


Eles acusam Katehi de ter autorizado a presença da polícia no campus, o que foi visto como um tremendo fracasso de sua liderança. "O papel da reitora é permitir uma investigação aberta e livre, e não suprimi-la", escreveu o grupo em uma carta


Uma coletiva de imprensa da reitora é aguardada ainda neste domingo.

 
FONTE: Folha.com
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário