quarta-feira, 20 de julho de 2011

Amigos


"In angustiis apparent amici"

 
Recorro a um provérbio latino
pois o pássaro da sabedoria
desconhece o efêmero
que a todos condena

 
As circunstâncias da vida
aproximam e afastam pessoas.
Para algumas basta a leve brisa
da manhã para que mudem de rumo
e sumam no horizonte.
Contudo, há sempre aquelas que
mesmo sob os braços pesados
da tempestade permanecem firmes
ao nosso lado.

 
Como dizem por aí, existem amigos e AMIGOS.
E isso me remete a uma questão crucial,
A quem devo enviar esta mensagem? Aos amigos
de ontem ou aos de hoje?
Aos amigos que já provaram seu valor ou àqueles que
provarão no futuro?
Aos amigos que nunca falharam ou aos que como eu
cometem pequenos deslizes por fraqueza ou vaidade?

 
A resposta já foi entregue, em já abri o embrulho,
vislumbrei o conteúdo, mas só agora percebi
a profundidade disso tudo. Muitas pessoas me mandaram
mensagens de amizade, outras esqueceram da mensagem
no dia do amigo mas, com seus olhos sorridentes, enviam
diariamente o e-mail para minha alma, sem provedor,
sem browser, sem intermediários. Se eu que cometo tantas
falhas fui contemplado com a amizade de pessoas tão
especiais, a questão da amizadade, possivelmente, transcende
a mera troca de favores ou conveniências.

 
Depois de longas ponderações, percebo que o significado
da palavra amigo é melhor entendido quando nos debruçamos
sobre a origem deste vocábulo. Amigo vem da palavra latina "amicus",
palavra esta cuja raiz é o verbo "amo", amar/gostar de.

 
Então, revendo antigos conceitos, descobri que você é meu amigo(a),
independentemente da distância entre nós, amigo é o objeto do nosso
carinho, respeito, admiração, ou melhor, amor.


Mario Luiz

Mosaico e Poesia

Nenhum comentário:

Postar um comentário