domingo, 26 de dezembro de 2010

Coleção História Geral da África

Em 1964, a UNESCO dava início a uma tarefa sem precedentes: contar a história da África a partir da perspectiva dos próprios africanos. Mostrar ao mundo, por exemplo, que diversas técnicas e tecnologias hoje utilizadas são originárias do continente, bem como provar que a região era constituída por sociedades organizadas, e não por tribos, como se costuma pensar.

Quase 30 anos depois, 350 cientistas coordenados por um comitê formado por 39 especialistas, dois terços deles africanos, completaram o desafio de reconstruir a historiografia africana livre de estereótipos e do olhar estrangeiro. Estavam completas as quase dez mil páginas dos oito volumes da Coleção História Geral da África, editada em inglês, francês e árabe entres as décadas de 1980 e 1990.

Além de apresentar uma visão de dentro do continente, a obra cumpre a função de mostrar à sociedade que a história africana não se resume ao tráfico de escravos e à pobreza. Para disseminar entre a população brasileira esse novo olhar sobre o continente, a UNESCO no Brasil, em parceria com a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do Ministério da Educação (Secad/MEC) e a Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), viabilizaram a edição completa em português da Coleção, considerada até hoje a principal obra de referência sobre o assunto.

O objetivo da iniciativa é preencher uma lacuna na formação brasileira a respeito do legado do continente para a própria identidade nacional.

Um comentário:

  1. Boa noite!

    SALMO 18
    30 O caminho de Deus é perfeito; a palavra do SENHOR é provada; é um escudo para todos os que nele confiam.

    31 Porque quem é Deus senão o SENHOR? E quem é rochedo senão o nosso Deus?

    32 Deus é o que me cinge de força e aperfeiçoa o meu caminho.

    33 Faz os meus pés como os das cervas, e põe-me nas minhas alturas.


    A palavra do Senhor resisti há milênios, personagens que marcaram a ciência, diziam que um pouco de ciência nos afasta de Deus, muito nos aproxima de Deus. Pode ser citado, por exemplo, Louis Pasteur.

    Pois a palavra do Senhor é que nos fortalece é que nos guia e que nos alimenta, é o nosso refúgio, que nos faz vencer os obstáculos que para o homem são impossíveis, nos mostra que confiar nele não é uma forma de crendice, mas sim a certeza que temos um Pai celestial o qual nunca nos esquece, e que vela por nós todos os segundos de nossa existência.


    EVANGELHO DE JOÃO CAP. 14

    6 Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.

    O caminho- pois não existe outro caminho que leve a Deus, quem julgará será Deus, mas ele mesmo diz através de seu filho que é por ele o caminho.

    Verdade- Jesus Cristo é a verdade manifestada por Deus aos homens, a imagem de Deus na terra, a prova do verdadeiro amor para com todos nós.

    Vida- A vida que todos esperamos está em Jesus Cristo, o único que suportou tudo, passou por todas as provas para provar o Amor de Deus por nós. Entregou sua vida, por nossas vidas, e isso não foi fácil, pode se ler em Lucas 22, que antes de ser preso esteve em agonia,.e seu suor tornou-se grandes gotas de sangue. Pois sabia o que teria de passar e estava angustiado.

    Segundo a luz da ciência este é um fenômeno possível de acontecer, quando a pessoa está em grande angústia, seu coração entra num ritmo acelerado e bombeia sangue além do que as veias podem suportar, e a pessoa nesta angústia pode chegar a transpirar sangue, como acontece com Jesus Cristo, mas mesmo assim não recuou.

    Não aceite alguém falar que Jesus Cristo foi morto, ou que mataram Jesus Cristo, na verdade, ele se entregou como ovelha para ser espiado pelos nosso pecados, ele teve de entregar o Espírito a Deus, pois a morte não poderia levá-lo, na época de Jesus era considerada uma pessoa morta depois de 4 dias, pois isso Jesus esperou os 4 dias para ir ter com Lazaro e o resgatar da morte, e veja que Jesus ressuscitou ao terceiro dia, para que até nos detalhes das leis e procedimentos de sua época não fica-se dúvidas de que ele está vivo. Jesus Cristo venceu por mim e por você.

    Ficou legal seu blogger
    Quando der visite o meu
    Abraços

    ResponderExcluir