sexta-feira, 15 de outubro de 2010

A respeito do abaixo-assinado: “Documentos de Luiz Carlos Prestes devem ser entregues ao Instituto Luiz Carlos Prestes”


Em nome do Instituto Luiz Carlos Prestes venho agradecer de público, aos cerca de 800 signatários do abaixo-assinado dirigido ao embaixador da Rússia no Brasil, o apoio declarado à demanda de que os documentos de Prestes disponibilizados pelo Governo russo fossem entregues ao Instituto Luiz Carlos Prestes, entidade legalmente registrada e voltada para a preservação, divulgação e pesquisa do legado do Cavaleiro da Esperança.

Devo assinalar que a entrega dessa documentação ao Arquivo Nacional resultou da pressão da opinião pública nacional e internacional, exercida através do referido abaixo-assinado, uma vez que, conforme foi registrado pela imprensa, apenas dois dias antes dessa entrega foi tomada tal decisão. A documentação corria, portanto, o risco de ficar em mãos de particulares.

Devo assinalar ainda a ilegalidade jurídica de tal ação, uma vez que, sendo eu filha e herdeira legal de Luiz Carlos Prestes, não poderia ser desconsiderada ao tomar-se decisões sobre seus bens. Repetiu-se a ilegalidade cometida pela viúva do meu pai, quando destinou à Universidade de Campinas uma parte dos documentos que haviam pertencido a Prestes. Na ocasião, devidamente assessorada por competentes advogados, cogitei de ação judicial, da qual tive que desistir devido ao alto custo de tal empreendimento.

Cabe registrar também a descortesia do embaixador da Rússia no Brasil, que, transcorridas mais de duas semanas, não considerou necessário responder à carta que lhe dirigi em nome do Instituto Luiz Carlos Prestes.

Reiterando os agradecimentos pelo apoio amplamente concedido ao Instituto Luiz Carlos Prestes, venho manifestar em nome dos seus fundadores o compromisso de dar continuidade aos esforços voltados para o resgate e a preservação do legado do Cavaleiro da Esperança.

Rio de Janeiro, 9 de outubro de 2010
Anita Leocádia Prestes

Nenhum comentário:

Postar um comentário