segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Homenagem a Luiz Carlos Prestes na UFRJ

De 13 a 21 de setembro, a UFRJ abriga o “Seminário e Exposição Prestes – 20 anos sem o Cavaleiro da Esperança”, em homenagem a Luiz Carlos Prestes, no ano em que se completa duas décadas da morte do revolucionário líder comunista.

A abertura do evento será no auditório Manoel Maurício no campus da Praia Vermelha e contará com a presença do reitor Aloisio Teixeira, da professora do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais, Anita Leocádia Prestes, e do decano do CFCH, Marcelo Macedo Corrêa e Castro, na conferência “Luiz Carlos Prestes: 70 anos de história do Brasil”.

No Fórum de Ciência e Cultura (FCC-UFRJ), acontece o lançamento do livro “Os comunistas brasileiros (1945-1956/58): Luiz Carlos Prestes e a política do PCB”, escrito pela professora Anita, que é filha de Prestes com Olga Benário. Depois será aberta a exposição “20 anos sem o Cavaleiro da Esperança”, que dura até o dia 17 de setembro. Para fechar o dia, o cantor e compositor Monarco, da Portela, realiza show no Teatro de Arena.

No dia seguinte acontece o debate “20 anos sem o Cavaleiro da Esperança” com José Paulo Netto, Lincoln de Abreu Penna e José Jonas Duarte da Costa. Mais tarde o Espetáculo "Limites do Impossível", da Cia Ensaio Aberto, se apresenta no mesmo local.

A partir do dia 20 de setembro, o evento será transferido para a Reitoria na Cidade Universitária. A mesa de debate “O legado de Luiz Carlos Prestes para a política nacional” terá o reitor, a professora Anita Leocádia Prestes e Sérgio Soares Braga como convidados e acontece no Auditório G2 ,na Faculdade de Letras (FL-UFRJ). Logo após a exposição será reinaugurada, dessa vez no hall da Reitoria, onde permanece até o dia 24 de setembro, seguido de mais um show de Monarco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário