sábado, 4 de setembro de 2010

DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO ABRE CONTEÚDO DE 20 ANOS PARA PESQUISA IMEDIATA (e relembra atos oficiais publicados há 50 anos)

5 de maio de 2010 - A Imprensa Nacional está intensificando a divulgação das ferramentas de busca gratuita de informações nas edições do Diário Oficial da União por meio de novos anúncios publicados nas próprias páginas do jornal. Os leitores do Diário Oficial da União podem consultar livremente os atos oficiais publicados no período de 1990 a 2010 na página eletrônica da Imprensa Nacional na internet (www.in.gov.br). Dados anteriores a 1990 podem também ser acessados, desde que solicitados pelo endereço ouvidoria@in.gov.br ou pelo telefone 08007256787.

O resultado da pesquisa tem certificação digital (ICP-Brasil), o que significa que pode ser usado como documento oficial para todos os fins. E está acessível inclusive uma ferramenta de pesquisa fonética, segundo a qual a informação será obtida, mesmo que a palavra seja digitada em ortografia distinta da usada na publicação. Isso quer dizer que, mantida a lógica fonética, o pesquisador não precisa saber como se escreve a palavra para ter sucesso na busca.

Os anúncios das ferramentas de pesquisa do Diário Oficial da União são especialmente curiosos porque mencionam atos publicados há 50 anos, quando a Imprensa Nacional foi instalada em Brasília, na mesma data da inauguração da nova capital. O anúncio desta semana traz, entre outros atos, decretos do presidente Juscelino Kubitschek que designaram, como representantes do Brasil, o poeta modernista Augusto Frederico Schmidt (4 de maio de 1960) na Comunidade Econômica Européia e o ministro das Relações Exteriores, Horácio Lafer, (5 de maio de 1960) nas comemorações do sesquicentenário da independência da Argentina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário