terça-feira, 27 de abril de 2010

Os 110 anos de Gregório Bezerra

O Arquivo de Memória Operária do Rio de Janeiro (Amorj) e o Instituto Luiz Carlos Prestes (ILCP) promovem mesa-redonda e outras atividades em torno de “Gregório Bezerra – 110 anos”.
A mesa-redonda conta com os seguintes debatedores: Anita Prestes (Programa de Pós-graduação em História Comparada – PPGHC/UFRJ), Beatriz Heredia (Programa de Pós-graduação em Sociologia e Antropologia – PPGSA/UFRJ) e Jaime Amorim (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST); na coordenação da mesa, a professora Elina Pessanha (PPGSA). Após o debate será exibido um filme sobre a vida de Gregório; ao mesmo tempo, estarão expostas diversas fotografias que registram variados momentos na vida deste importante militante do antigo PCB.

Dia 29 de abril, a partir das 10h, no Salão Nobre do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ (Largo de São Francisco de Paula, s/n, Centro – Rio de Janeiro).

###


A Editora Boitempo promoverá o relançamento do livro Memórias, de Gregório Bezerra, acrescido de fotos e documentos inéditos. Essa iniciativa somar-se-á às homenagens pelos 110 anos de nascimento de Gregório, completados em março deste ano.

Nesta obra, o líder comunista Gregório Bezerra repassa sua distinta trajetória de vida e resgata um período rico da história política brasileira. Pernambucano, Bezerra começou a trabalhar aos quatro anos na lavoura de cana-de-açúcar e perdeu os pais ainda na infância. Analfabeto até os 25 anos de idade, passou pelo exército, foi operário, se tornou dirigente do PCB e foi ferrenho combatente do regime militar. Em Memórias narra os acontecimentos de sua vida e da história nacional entre 1900 e a década de 1960.

Um comentário:

  1. OLA,EU SOU BISNETO DE GREGÓRIO E GOSTARIA DE SABER AONDE EU CONSIGO OS 2 LIVROS MEMÓRIAS REVISADOS E AONDE QUE EU POSSO VER O FILME TAMBÉM. MEU E-MAIL É moreira_sbsp@hotmail.com
    GRATO

    ResponderExcluir